single-post

Kofi Annan morre aos 80 anos em um hospital de Berna, na Suíça.

89 dias atrás - Em: 18/08/2018 11:58


O ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, faleceu neste sábado. Sua fundação, por meio de um comunicado, anunciou sua morte, apenas indicando que ele teria sofrido uma doença súbita. Nascido em Gana em 1938, o africano foi um dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz.

Kofi Annan nasceu no distrito de Kofandros de Kumasi, Gana que era, na época, colônia britânica. Ele é irmão gêmeo, o que dá uma posição de respeito na cultura de Gana. Sua irmã gêmea, Efua Atta, que morreu em 1991, compartilhava seu nome do meio Atta, que em fanti e akan significa justamente gêmeo. Annan e sua irmã nasceram em uma das famílias aristocráticas de seu país; tanto seus avós e seu tio eram chefes tribais.

De 1954 a 1957, Annan frequentou o colégio elitista Mfantsipim, um internato metodista em Cape Coast fundado na década de 1870. Annan disse que o colégio o ensinou "que o sofrimento em qualquer lugar preocupa pessoas em todo lugar". Em 1957, quando Kofi Annan graduou-se em Mfantsipim, Gana tornou-se independente do Reino Unido.

No ano 1958, Annan começou a estudar Economia na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Kumasi, agora Universidade Kwame Nkrumah de Ciência e Tecnologia de Gana. Ele recebeu uma doação da Fundação Ford, possibilitando-o completar seus estudos de graduação no Macalester College em St. Paul, Minnesota, Estados Unidos, em 1961. Annan, em seguida, fez uma licenciatura em Relações Internacionais no Graduate Institute of International and Development Studies em Genebra, Suíça, de 1961 a 62. Após alguns anos de experiência de trabalho, ele estudou no MIT Sloan School of Management no programa Sloan Fellows e obteve o diploma de Master of Science.

Annan era fluente em inglês, francês, kru, outros dialetos de akan, e outras línguas africanas.

Kofi Annan se casou duas vezes. Sua primeira esposa foi a nigeriana Titi Alakija. Eles tiveram dois filhos, Kojo e Ama. Foi também casado com a advogada e artista sueca Nane Maria Annan, que tem uma filha, Nina, de seu casamento anterior.