single-post

CANDIDATOS A GOVERNADOR ACRE 2018

63 dias atrás - Em: 17/08/2018 02:06


 Coronel Ulysses (PSL)

O Partido Social Liberal (PSL) definiu o nome de Ulysses Araújo (PSL) como candidato ao governo do Acre em convenção no dia 28 de julho, em Rio Branco. O advogado e economista Réssene Jarude foi confirmado como vice-candidato ao governo.

Ulysses foi um dos fundadores da Comando de Operações Especiais (COE) no Acre e comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope). É coronel da Polícia Militar do Acre (PM-AC) e foi subcomadante da PM. Em 2016, ele pediu demissão do cargo alegando "incompatibilidade de pensamento" com o atual governo.

Essa é a primeira vez que ele concorre a um cargo político.

David Hall (Avante)

O Avante definiu o nome de David Hall como candidato ao governo do Estado em convenção partidária em 27 de julho, em Rio Branco. O candidato a vice-governador é o pecuarista e graduado em hotelaria, Thiago Gonçalves.

David Hall tem 30 anos e é professor de filosofia na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na escola José Rodrigues Leite. Ele começou na militância política no movimento estudantil.

O candidato foi um dos fundadores da Rede Sustentabilidade no Acre e atualmente é um dos dirigentes do partido Avante. Esse é o primeiro cargo político que ele concorre.

Gladson Cameli (PP)

O nome do senador Gladson Cameli foi confirmado como candidato ao governo do Estado em convenção partidária neste sábado (4), em Rio Branco. O candidato a vice-governador é o major Wherles Rocha (PSDB), deputado federal.

Gladson Cameli tem 40 anos, é engenheiro civil formado pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus (ULBRA), no Amazonas, mas exerceu atividades como sócio da empresa pertencente família.

Aos 28 anos, foi eleito pela primeira vez deputado federal. Em 2010, foi eleito deputado federal pela segunda vez e, em 2014, Cameli se elegeu senador. É filiado ao PP desde 2005. Antes, foi filiado ao PFL, entre 2000 e 2003, e ao PPS. Ele é sobrinho do ex-governador do Acre, Orleir Cameli.

Janaína Furtado (Rede)

A candidatura de Janaína Furtado ao governo do Acre foi confirmada na convenção da Rede Sustentabilidade, no dia 20 de julho, em Rio Branco. O vice-candidato ao governo é o servidor público Júlio César.

Janaína Furtado, tem 31 anos, é pedagoga, professora do ensino infantil e vereadora, exercendo o mandato pela segunda vez.

No primeiro mandato, ela se elegeu pelo Partido Social Democrático (PSD), aos 25 anos de idade. Depois, fundou a rede sustentabilidade em Tarauacá, município onde se reelegeu vereadora.

Marcus Alexandre (PT)

O nome de Marcus Alexandre (PT) para concorrer ao governo do Acre foi confirmada em convenção no dia 21 de julho, pela Frente Popular do Acre (FPA) que compõem 15 partidos. O ex-secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, é o candidato a vice-governador.

Marcus Alexandre, tem 41 anos, é engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Foi eleito prefeito de Rio Branco pela primeira em 2012. Em 2016, foi reeleito para o mandato até 2020. Entre 2007 a 2012, Marcus Alexandre foi diretor-geral do Deracre. Esta é a primeira vez que ele concorre ao governo do estado.