single-post

Candidatos a governador no Amapá 2018

63 dias atrás - Em: 17/08/2018 04:55


 Capi (PSB)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou em 4 de julho a candidatura do senador João Alberto Capiberibe ao governo do Amapá. A decisão da chapa aconteceu na quadra de uma escola em Macapá e terá o professor Marcos Roberto (PT) como candidato a vice.

O zootecnista João Alberto Rodrigues Capiberibe nasceu em 1947 e tem 71 anos. Ele Natural de Afuá, no Pará, e já foi prefeito de Macapá e governador do estado entre o 1995 e 2012. Ocupa o cargo de senador da república desde 2010.

Cirilo Fernandes (PSL)

Em 4 de julho, o Partido Social Liberal (PSL) oficializou o nome de Antônio Cirilo Fernandes para a disputa ao governo do Amapá. É a primeira vez que ele concorre ao cargo e terá o colega de legenda e policial Jozean Torres como candidato a vice. A decisão foi por aclamação na convenção partidária.

Cirilo Fernandes é amapaense. Na política, testou o nome para deputado estadual e vereador. Ele informou que o eixo central das propostas de governo será a economia. Apesar de ser a primeira disputa ao Executivo, o candidato do PSL já disputou eleições anteriores para deputado e vereador, mas não conseguiu se eleger.

 Davi Alcolumbre (DEM)

O Democratas confirmou na noite de 3 de julho a candidatura de Davi Alcolumbre ao governo do Amapá. A decisão da chapa aconteceu num ginásio público na orla de Macapá. O postulante atualmente é senador e concorre pela primeira vez ao Executivo estadual.

A vice será a enfermeira Silvana Vedovelli (PP). Davi tem 41 anos e estudou economia antes de ingressar na política pela primeira vez em 2000. Foi o vereador eleito mais jovem de Macapá. Foi escolhido deputado federal em três mandados consecutivos (2002, 2006 e 2010) em 2014 conquistou vaga no Senado.

Gianfranco Gusmão (PSTU)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) definiu o nome de Gianfranco Gusmão como candidato ao governo do Amapá em convenção partidária realizada em 27 de julho. O cobrador de ônibus Amiraldo Brito foi indicado como vice na chapa.

Gianfranco Gusmão de Azevedo, de 45 anos, é professor das redes pública e privada no estado e milita no PSTU há mais de duas décadas. Ele disputará um cargo político pela primeira vez.

Waldez Góes (PDT)

O atual governador do estado, Waldez Góes, foi oficializado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) como candidato a reeleição. A decisão foi por aclamação e confirmada em convenção na noite 4 de julho num ginásio público na orla de Macapá. O empresário Jaime Nunes (PROS) foi anunciado como vice na chapa.

Waldez Góes tem 56 anos e é servidor público. Disputou pela primeira vez um cargo em 1990, sendo o deputado estadual mais votado naquela disputa. Foi reeleito em 1994. Em 2002, na segunda tentativa, foi eleito governador do Amapá, cargo que ocupou até 2010, sendo escolhido novamente em 2014.