single-post

Paulo Maluf se nega a renunciar e tem seu mandato cassado por unanimidade

109 dias atrás - Em: 22/08/2018 01:10


Perda de funções do deputado federal foi aprovada por unanimidade, após reunião ser adiada duas vezes. Decisão não prevê recurso. Parlamentar foi condenado pelo STF em dezembro e afastado do cargo em fevereiro deste ano

Paulo Salim Maluf nasceu em São Paulo no dia 3 de setembro de 1931, é engenheiro e empresário brasileiro, filho de pais de origem libanesa. Foi governador do Estado de São Paulo, duas vezes prefeito de São Paulo, secretário dos transportes do Estado, presidente da Caixa Econômica Federal, presidente e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, líder de cinco partidos políticos e candidato Presidência da República.

Na política, Maluf associou-se ao conservadorismo, e seu primeiro partido político foi a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), hoje se chamando Partido Progressista (PP). A ascensão e o sucesso como administrador público estiveram na origem do termo malufismo, em alusão influência que Maluf deteve na política paulista.

Paulo Maluf estava afastado das funções legislativas desde fevereiro deste ano. A perda de função do parlamentar havia sido determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em dezembro do ano passado.